
A crise provocada pelo novo coronavírus levou muitos empreendedores a buscarem socorro nas instituições financeiras e cooperativas para evitarem a falência. Mas antes de recorrerem ao empréstimo, nem todos esses empresários têm observado cuidados importantes que podem evitar a inadimplência ou o aumento das dívidas futuras. Ao lidar com os credores, uma das medidas necessárias, por exemplo, é fazer um plano de pagamento. Por isso, o Sebrae preparou algumas dicas para que as pessoas tenham sucesso na hora de obter o crédito, sem se complicar.
1 – Recalcule as parcelas da dívida, alterando datas e valores de multas para que tudo possa caber no orçamento.
2 – Se o empreendedor tiver mais de uma dívida ele deve organizá-las por ordem de prioridades, tendo como base a situação geral da empresa.
3 – Na hora de negociar não trate quem está do outro lado como adversário já que, assim como você, o credor está em busca de solução.
4 – Seja verdadeiro e não leve a discussão para o lado pessoal, pois isso pode fazer a diferença.
5 – Ao fazer o empréstimo tenha em mente duas perguntas: o valor total das parcelas vai ser menor que a dívida atual e o valor é maior e dará para refazer seu caixa?
6 – Pesquise linhas de crédito que mais atendem suas necessidades e procure as instituições financeiras certas, pois elas possuem taxas diferenciadas.
7 – O empreendedor deve ter um bom score, manter os impostos e as certidões negativas em dia.
8 – Dependendo da finalidade do crédito, os bancos podem pedir um plano de negócios, por isso o empreendedor vai precisar dele para mostrar que seu projeto é viável.
9 – É bom mapear quais as garantias que você pode apresentar, se o projeto for aprovado pela instituição financeira.
10 – O empreendedor não deve esquecer do Fampe, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas do Sebrae, que pode garantir até 80% do empréstimo, nas instituições financeiras conveniadas.
Fonte: Revista PEGN. Publicada em 18/05/20, às 18h21.