Empreendendo e Aprendendo

Conteúdos sobre como administrar e desenvolver bem a sua empresa. Treinamentos, dicas de gestão, notícias sobre o mundo digital e muito mais!

4 boas práticas para fidelizar clientes na sua loja virtual

Você já ouviu falar sobre a importância da fidelização? Essa estratégia de encantamento torna a sua marca mais atrativa diante da base de consumidores que já fizeram uma compra na sua loja, além de criar novas possibilidades de venda. Mas como fidelizar clientes?

Existem diversas ações para serem realizadas nas etapas de atendimento, vendas e pós-vendas. Ao longo desse artigo, vamos aprender sobre a fidelização de clientes e quais são as práticas que contribuem para estabelecer uma relação de confiança com os consumidores.

1. Proporcione um atendimento individualizado

No atendimento está a chave para construir um bom relacionamento com os seus clientes. Quando o consumidor busca esse canal, ele espera uma comunicação clara e assertiva, focada em resolver as questões que motivaram esse contato.

Sendo assim, dedique-se a entender com profundidade quais são as dúvidas e necessidades. Escreva mensagens personalizadas que demonstrem compreensão e disposição em ajudá-los.

Recomendamos que utilize técnicas de atendimento humanizado nos diálogos. Dessa forma, ao decorrer de toda a interação, o cliente vai perceber que a marca valoriza e se importa com essa relação.

2. Disponibilize reviews no seu site

Avaliações reais sobre os seus produtos ou serviços contribuem para criar um ambiente que pode ser favorável na tomada de decisão de compra de futuros clientes.

Consumidores satisfeitos e dispostos a compartilhar uma boa experiência de compra tornam-se promotores da sua marca, com grande potencial para atrair novos compradores — prática muito valiosa no marketing social.

Diante disso, considere reservar um espaço no seu site para publicar essas opiniões e aumentar as suas chances de converter visitas em novas vendas.

3. Personalize a experiência do seu cliente

Boas experiências marcam. Baseado nessa premissa, identifique em quais processos a sua loja pode oferecer uma personalização da experiência de compra além das expectativas.

Explore alternativas como enviar bilhetes de agradecimento ou brindes junto aos pedidos despachados. Essas atitudes reforçam a relação de proximidade com o consumidor e fazem com que ele se sinta especial.

Além disso, entregar esse tipo de valor aumenta as chances dos seus clientes divulgarem as compras nas redes sociais, promovendo o seu negócio através do marketing espontâneo e atraindo novos consumidores.

4. Desenvolva uma estratégia de pós-venda

Para ter sucesso na fidelização de clientes é necessário acompanhá-los além da etapa de compra. O pós-venda é o momento ideal para sua marca gerar valor e conquistar admiradores.

Você pode investir em pequenas ações, como disparos de e-mails para colher feedbacks sobre a compra, compartilhar e interagir com publicações nas redes sociais em que a marca foi mencionada e oferecer cupons de desconto para novos pedidos.

Lembre-se: esses consumidores já percorreram toda a jornada de compra e a intenção é fidelizá-los para que tornem-se compradores recorrentes.

Fonte: ABCOMM. Publicada em 14/07/20, por Thamires Costa.


Veja também