
Todo ano, a Black Friday movimenta milhões em vendas no Brasil e no mundo. Conforme a data vai se aproximando, mais pessoas procuram saber quando é a Black Friday, para poderem se planejar e aproveitar as melhores ofertas.
A Black Friday não é assunto só de empresas grandes: o varejista de vizinhança tem muito a ganhar participando do evento. E se você quer saber como preparar sua loja física para a Black Friday 2023, veio ao lugar certo, pois vamos te passar as dicas mais valiosas.
Que tal abastecer agora o seu estoque para a Black Friday? Vem para o Compra Agora
Quando é a Black Friday 2023?
A Black Friday 2023 será no dia 24 de novembro, e as precisões são otimistas. A revista Exame citou uma pesquisa feita pelo Google, que revela que 67% dos brasileiros pretendem comprar na data, e grande parte deles pretende gastar mais de R$1.000 em compras.
O shopper se planeja com antecedência para esse período, então, enquanto o seu cliente prepara a carteira, você deve preparar suas ofertas!
Como preparar sua loja para a Black Friday 2023
Tenha em mente que devido a grande antecipação que a Black Friday gera, os shoppers chegam com expectativas muito altas. Além disso, se suas ofertas forem atrativas, a demanda será mais intensa do que o normal. Seu negócio precisa estar preparado para lidar com isso sem cometer erros que reflitam no cliente.
Todos os cuidados precisam ser redobrados, e algumas demandas extras podem surgir. Separamos um checklist de passos para você preparar sua loja para esse grande dia.
1. Fique de olho nas tendências do mercado
É importante que você saiba o que está por dentro das tendências do seu segmento de atuação, pois esses produtos são os que mais têm chances de serem procurados pelos seus clientes.
Procure manter um equilíbrio entre ofertas nos itens mais vendidos e também naqueles que os consumidores não procuram tanto. Assim, você pode impulsionar maiores vendas, mas também movimentar seu estoque de produtos parados.
2. Prepare o seu espaço de vendas
Seja o seu negócio físico ou virtual, ele precisa estar organizado para que os clientes naveguem facilmente por ele. Em dias de loja cheia, se o seu cliente tiver que rodar muito dentro do ambiente para achar produtos que deveriam ser facilmente encontrados, a experiência que deveria ser boa, pode se tornar péssima.
Para isso, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como vender mais com prateleiras de supermercado organizadas.
3. Facilite o pagamento
Um dos muitos pontos positivos do mercado atual é que existem diversas opções de pagamento e cobrança. Muitas pessoas hoje saem para fazer compras portando somente o celular, e pagam através de PIX ou carteiras digitais.
Se adeque ao perfil dos clientes de hoje e disponibilize esses tipos de pagamento no seu negócio também! Sem abrir mão, claro, de métodos tradicionais, como cartões de débito e crédito, e dinheiro.
Já no e-commerce, a ideia acima também se aplica, mas, além disso, é interessante incluir links de pagamento como mais uma opção.
4. Prepare as ofertas e seja transparente
Na Black Friday, todos os consumidores estão procurando pelo melhor negócio. Suas ofertas precisam ser competitivas, mas é claro que elas também precisam ser vantajosas para o seu negócio. Portanto, estude bem o que pode ser uma situação “ganha-ganha”, ou seja, vantajoso para você e para os clientes.
Muitas empresas fazem “ofertas fictícias”: aumentam os preços algumas semanas antes da Black, para então baixarem novamente no dia. Não pense que seu consumidor não percebe esses e outros artifícios. Isso tira a credibilidade de qualquer negócio!
Esteja bem atento ao código de defesa do consumidor e tome muito cuidado para não promover propaganda enganosa.
5. Divulgue as ações no seu e-commerce e redes sociais
Depois de saber quando é a Black Friday, muita gente pesquisa os lugares com as promoções mais atraentes antes mesmo de sair de casa. Por isso, é interessante manter suas redes sociais e outros canais digitais atualizados com o que o seu cliente poderá encontrar ao ir na loja. Você pode até mesmo fazer lives no Instagram diretamente do seu ponto de venda, mostrando as promoções e o movimento.
Isso se aplica ao seu e-commerce também: divulgue nas suas redes o que vai rolar de promoção na Black Friday 2023 do seu site!
LEIA MAIS: Ações necessárias para otimizar suas vendas online.
6. Mande e-mails falando sobre a Black Friday no seu negócio
O e-mail é mais uma opção para notificar seus clientes das ações que o seu negócio irá promover na Black Friday. 95% dos usuários checam sua caixa de entrada diariamente: não perca esse importante canal de comunicação!
7. Prepare sua conexão com internet e sistemas de operação de caixa
Nada pior do que se preparar, receber vários clientes, mas enfrentar problemas de conexão, lentidão ou pane nas máquinas, internet ou servidores. Certifique-se com sua equipe de técnicos que todos os softwares e hardwares estejam funcionando na sua melhor capacidade, e conte com uma banda larga de qualidade.
LEIA MAIS: SaaS: O que é e como funciona o software de serviço para pequenas empresas?
8. Ofereça um bom serviço de logística
Se o seu negócio realiza entregas a domicílio, conte com um meio de transporte adequado, que entregue no prazo prometido ao cliente, e que assegure que os produtos cheguem sem avarias no destino.
A logística reversa também é importante: viabilize meios facilitados para o consumidor realizar devoluções de produto, caso ele queira ou precise. A sua empresa pode coletar o produto na residência do cliente, ou, seu negócio pode utilizar as agências dos Correios como ponto de coleta.
9. Abasteça seu estoque
É claro que seu estoque merece atenção especial nessa data, afinal, a expectativa é de muitas vendas! Ele deve estar organizado, com todos os produtos facilmente identificados, para que na correria da data, seus colaboradores não se percam ou demorem procurando os produtos lá dentro.
Você precisa saber antecipadamente quais são os produtos que terão mais demanda, para fazer o pedido com o número certo de itens, e receber dentro do prazo adequado. Nisso, o Compra Agora te ajuda: nossa entrega é super rápida, e estamos com descontos IMPERDÍVEIS para você economizar enquanto abastece seu negócio.
10. Faça um pós-venda de primeira
E por fim, nossa última dica é para o que acontece depois da Black: a fidelização de clientes. É muito importante agradecer aos consumidores que compraram do seu negócio, e demonstrar-se solícito caso haja dúvidas, problemas, reclamações, sugestões ou elogios. Para isso, um time de pós-venda é super importante!
O que você achou de conhecer mais sobre como preparar sua loja para a Black Friday 2023?
No nosso blog você encontra diversos conteúdos voltados para tendências de mercado, varejo e novos produtos que, com certeza, irão ajudar o seu negócio a crescer e conquistar mais clientes. Abaixo sugerimos outras leituras que podem ser úteis:
- Black Friday: como se preparar em 10 passos
- 10 dicas para o pequeno comerciante na Black Friday
- 5 dicas para preparar seu comércio para a Black Friday
Encante e fidelize novos públicos através da oferta de produtos de qualidade! Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!