Veja quais são algumas das medidas que estão sendo tomadas por empresas de varejo no mundo inteiro.
1 – Higiene em loja
Muitos supermercados instalaram pontos com álcool em gel na loja para os consumidores utilizarem durantes as compras. Além disso, distribuíram kits de higienização para os funcionários e spray sanitizante para os caixas. Medidas de limpeza do ar-condicionado também foram adotadas.
2 – Distância social mínima
Para segurança de todos, as empresas têm recomendado que funcionários e clientes mantenham distância mínima de 1 a 2 metros entre as pessoas, inclusive nas filas. Em alguns locais, essa distância tem sido demarcada no chão. O uso de elevadores não é recomendado.
3 – Limitação de clientes na loja
Em diversos países, as empresas de varejo estão limitando a quantidade de clientes na loja simultaneamente, organizando inclusive uma fila de espera quando for o caso.
4 – Acesso prioritário a idosos
No Brasil, alguns locais já estão reservando horários exclusivos para pessoas idosas, que são o público mais vulnerável à doença, preferencialmente antes da abertura das portas para o público em geral.
5 – Limites de unidade por comprador
Essa limitação tem ocorrido para alguns itens básicos ou em todo o sortimento, possibilitando o atendimento ao maior número possível de clientes e evitando tumulto.
6 – Mudança no horário de funcionamento
A redução de horário pode facilitar o trabalho de higienização da loja e reabastecimento das prateleiras com segurança. Em alguns locais, o abastecimento noturno da loja também oferece uma alternativa mais segura para os funcionários.
7 – Proteção nos caixas
Escudos protetores de acrílico têm sido instalados em lojas de diversos locais no mundo para proteger clientes e funcionários no momento do checkout.
8 – Incentivo ao pagamento sem contato
A redução da circulação de moeda em espécie favorece a contenção do vírus. O uso do cartão tem sido mais recomendado por ser uma alternativa mais higiênica.
9 – Entrega sem contato
Restaurantes, supermercados e aplicativos de entrega adotaram um protocolo simples, de manter a distância segura entre entregador e comprador, garantindo proteção para ambos.
10 – Vendas online
Mesmo aqueles varejistas até então 100% off-line estão aderindo às vendas pela internet para compensar a perda dos clientes que deixaram de ir às lojas.
Fonte: IGD Retail Analisys Coronavirus (COVID-19): UK Online Retailers Response