Proteja sua loja

Dicas para preservar sua saúde, da sua família, funcionários e clientes em meio à pandemia.

Dicas simples para manter seus funcionários saudáveis na pandemia

Além do uso de máscaras e da higienização das mãos, é preciso ter outros cuidados na gestão da equipe para garantir a saúde dos funcionários durante a pandemia, seja por meio do delivery ou do atendimento presencial.

Proteção básica

Luvas descartáveis também podem ser úteis, desde que utilizadas da maneira correta: não adianta usar o mesmo par para manusear dinheiro e para comer ou tocar o rosto enquanto estiver com ela. O mesmo vale para as máscaras, que não devem ser tocadas nem colocadas abaixo do queixo durante o uso.

O uso de aventais e escudos faciais de plástico colaboram ainda mais para a proteção, desde que sejam higienizados após o uso. Mas o melhor cenário é aquele em que os funcionários têm uma roupa e sapatos exclusivos para trabalhar.

O ideal ao chegar ao trabalho é tomar um banho, vestir um uniforme e colocar os equipamentos de proteção antes de começar a jornada.

Atenção aos sintomas

Quem está apresentando sintomas, ainda que seja de um resfriado leve, deve ficar em casa. Como nem todos os casos suspeitos necessitam de atendimento médico, a recomendação geral é que a empresa flexibilize a exigência de atestado para justificar a falta.

Além da observação individual dos sintomas, uma medida eficiente em empresas é adotar a medição da temperatura dos funcionários. Quem estiver com febre deve ir para a casa e só voltar ao trabalho quando não estiver apresentando nenhum sintoma.

Distância segura

Grandes aglomerações não são as únicas que são proibidas: é preciso rever todas as rotinas que envolviam várias pessoas em um só local, como reuniões e até o horário de almoço. O ideal é diluir os intervalos para que seja possível manter mais distância entre as pessoas. Abrir portas e janelas também ajuda a manter o ambiente ventilado e, portanto, menos propenso à disseminação da doença.

Se o local tiver balcão e algum tipo de fila, as pessoas devem manter distância uma das outras. Uma possibilidade é sinalizar, no chão, o espaço de cada uma. Instalar uma placa de acrílico no caixa, entre atendente e cliente, também ajuda a proteger as duas partes.

Limpeza redobrada

O ambiente de trabalho pode ser higienizado com os produtos de limpeza habituais, como água e sabão, álcool e água sanitária. A diferença está na frequência, que deve ser mais alta na medida em que a superfície oferecer mais riscos. Mas áreas e objetos como balcões, maçanetas, interruptores e banheiros devem passar por limpeza contínua.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios. Publicada em 12/05/2020, às 19h57, por Ana Laura Stachewski.

https://revistapegn.globo.com/


Veja também