
O Inbound Marketing é uma estratégia que, segundo pesquisas, além de oferecer um bom retorno, costuma ser consideravelmente mais prática e barata do que outras possibilidades disponíveis para pequenas empresas. Estatísticas mostram que a probabilidade de realização de uma venda para um cliente antigo é de 60-70%, enquanto que para um cliente novo é de 5-10%.
Por isso, o planejamento de Inbound Marketing deve ser o ponto de partida de qualquer estratégia. Ele deve ser focado nas soluções que a empresa oferece e em sua persona, que nada mais é do que a criação de um personagem, que simboliza o público-alvo em questão.
Muito mais do que apenas conter informações como idade, sexo, função no trabalho e renda, essa persona deve considerar os hábitos de consumo. Até porque, nem todos os públicos podem ser trabalhados com a sequência tradicional de “recompensa digital – interação via e-mail – venda”. Cada público deve ser impactado de acordo com as suas especificidades.
Nesse processo, é fundamental levar em consideração as seguintes orientações:
1. Publique conteúdo de qualidade
Publicar conteúdo de qualidade é, de longe, a técnica mais eficaz e de alto ROI. O conteúdo pode ser na forma de postagens como textos de blog, vídeos, infográficos, estudos de caso, white papers, entrevistas e podcasts.
Portanto, site é o ponto central de estratégia de Inbound Marketing. Através dele é possível estabelecer confiança aos olhos dos clientes, gerando autoridade da marca, oferecendo suporte online, depoimentos, análises e outros materiais úteis que podem abrir o caminho para uma conversão futura.
2. Foco no SEO para aumentar o tráfego orgânico
Para obter muito tráfego orgânico, é necessário contar com uma boa classificação do site e isso pode ser alcançado por meio da otimização para mecanismos de busca. Mas também, para um bom SEO, é preciso contar com conteúdo de grande qualidade.
3. Use o Call-To-Action (CTA)
Receber muito tráfego não é suficiente, esse tráfego precisa gerar conversões. As empresas com Call-To-Actions (CTAs) claras e personalizadas podem aumentar as chances de conversão em 202% a mais do que as empresas com CTAs simples, segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot.
4. Use o feedback da mídia social para criar conteúdo atraente
As pequenas empresas podem obter novas ideias para conteúdo relevante através de comentários nas redes sociais. Certamente, primeiro, é necessário criar contas de redes sociais em plataformas famosas (Facebook, Twitter, Instagram etc.) que sejam mais adequadas para o negócio e postar conteúdo que incentiva o cliente a fornecer feedback.
5. Engaje os visitantes para gerar leads
Disponibilizando informações úteis e uma navegação fácil no site pode aumentar o tempo de retenção dos visitantes. Pesquisas mostram que 80% dos visitantes de um site consideram a experiência tão importante quanto os produtos e serviços de uma empresa.
E por fim, vale lembrar que as estratégias de Inbound Marketing são duradouras e focadas no cliente. Elas precisam de muito trabalho duro, tempo e paciência, mas os resultados são duradouros e satisfatórios até mesmo quando feitas por pequenas empresas.
Fonte: Terra. Publicada em 31/12/20, às 06h51.