
Na correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos da importância de algo muito simples: lavar as mãos. Essa é, afinal de contas, uma das formas mais simples de evitar a contaminação por vírus e bactérias – e não é preciso fórmulas mirabolantes para nos protegermos: basta usarmos água e sabão para fazer a lavagem das mãos – ou até mesmo shampoo.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), lavar as mãos com água e sabão (em barra ou líquido) pode reduzir em até 40% o risco de disseminação de doenças.
E se você levantou uma sobrancelha ao ler o termo sabonete antibacteriano ali em cima, pode relaxar: estamos aqui para te explicar tudo o que você precisa saber.
Por que usar?
O sabonete antibacteriano é uma boa opção para manter a higiene em dia, já que ele elimina a maioria das bactérias e evita a proliferação de doenças durante o contato físico.
E variedade não falta: você pode escolher sabonete antibacterial em barra, o sabonete líquido antibacterial, e o sabonete líquido antibacterial bamboo para se proteger!
Mas como eles agem nessa proteção? O segredo da eficácia sabonete, em barra ou líquido, está na sua estrutura híbrida. As moléculas do sabão, que possuem formato de alfinete, possuem duas partes: a cabeça é hidrofílica, ou seja, se liga a molécula da água. Já a outra parte, a cauda, é hidrofóbica e se conecta a óleos e gorduras. A camada mais externa de um vírus, chamada de envelope, contém lipídios. As moléculas de sabão se conectam nessa membrana lipídica, quebrando o envelope viral e neutralizando o vírus.
Lembrando que, para se proteger, de fato, é preciso que as mãos sejam ensaboadas da maneira correta. O recomendado é esfregar bem todas as partes da mão: palmas, dedos, dorso e pulso por pelo menos 20 segundos. Quer uma dica pra deixar tudo mais fácil? É só cantar “Parabéns Para Você”, a famosa canção de aniversário, duas vezes. Pronto!
Fonte: UNILEVER