Brasileiros estão em busca de mais bem-estar, revela pesquisa, uma ótima oportunidade para apostar nesse tipo de produto.
Nos anos 60, quando astronautas começaram a ganhar o espaço, muita gente acreditava que, em um futuro próximo, todos iríamos nos alimentar como esses exploradores, com pílulas e cápsulas que supririam a nossa necessidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes. De certa maneira, chegamos bem próximos disso: os suplementos alimentares invadiram as prateleiras de farmácias e supermercados para promover saúde e bem-estar.
O mercado desse tipo de produto cresce cada vez mais no Brasil, assim como o interesse dos clientes e, consequentemente, dos empreendedores que desejam inserir a suplementação alimentar em seus negócios.
Uma pesquisa intitulada ‘Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil’, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), revelou que 59% dos lares em território nacional apresentam, pelo menos, uma pessoa que consome suplementos alimentares.
Dentro desse número, 90% disseram que os suplementos são utilizados como forma de complementar a alimentação. Já 85% procura saúde e bem-estar por meio do consumo de produtos de suplementação alimentar.
Porém, você sabe realmente o que é suplemento alimentar, como utilizá-lo, e a melhor forma de inseri-lo em seu negócio? Aproveite o artigo de hoje para descobrir mais sobre o assunto!
O que é suplemento alimentar?
Suplementos alimentares servem como uma complementação à alimentação de pessoas saudáveis, e auxiliam no fornecimento de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos para o organismo.
É importante ressaltar que eles não são medicamentos. Portanto, não servem para curar doenças ou quaisquer outras condições médicas. Ainda assim, o uso deve sempre ser prescrito e acompanhado por profissionais.
Um bom exemplo de suplementos alimentares são produtos que servem para o ganho de peso em crianças, o fortalecimento dos ossos de idosos ou a ingestão correta de proteínas.
Há diversas outras categorias de suplementos alimentares com outras propostas e promessas mas, novamente, é importante salientar que o uso deles deve sempre ser acompanhado de supervisão de um profissional qualificado e consumido apenas com prescrição médica.
Por que suplementos alimentares são importantes?
Muitas vezes nossos hábitos alimentares não nos garantem a quantidade necessária de nutrientes que o organismo necessita. Nesses casos, a utilização de suplementos pode ser benéfica, caso recomendada por profissionais da saúde.
Novamente, vale ressaltar que os suplementos servem como uma fonte de complementação à alimentação saudável, e podem trazer inúmeras vantagens para quem os utiliza adequadamente – e com prescrição médica -, como o fortalecimento do organismo como um todo.
Vale a pena investir em suplementação alimentar para o seu negócio?
Inovações são sempre bem-vindas em um negócio, seja qual for a sua área de atuação e o seu público-alvo! Dentre os seus clientes, é bem provável que você encontre quem necessite da suplementação alimentar, dado os grandes números apresentados pela pesquisa no início deste artigo.
Pense conosco: se um de seus clientes necessitam desse cuidado ou mora com alguém que precisa de suplementação alimentar, os suplementos alimentares estarão na lista de compras destes indivíduos.
Mas, caso a sua loja ainda não invista nessa mercadoria, essa parcela do seu público pode ficar mais tentada a consumir de uma loja que reúna todos os itens de sua lista, sem exceção.
O ideal é que você sempre traga o consumidor para mais perto do seu negócio, na busca por sanar suas necessidades. Contar com produtos de suplementação alimentar em seu estoque, oferecer descontos e benefícios, como o cashback, também pode ser um diferencial e uma forma de atrair e fidelizar clientes.
Devido à popularidade dos suplementos alimentares, é interessante tê-los em seu estabelecimento, uma vez que isso pode passar a imagem de você ser um empreendedor que se atenta às tendências do mercado e a tudo o que pode fornecer bem-estar para o seu público-alvo.
Porém, fazer essa transição e trazer essa inovação nem sempre é uma tarefa fácil, já que é algo que exige planejamento e investimento financeiro. Ao mesmo tempo, não é nada impossível!
O planejamento e o investimento de cada empreendedor e seu negócio é algo muito pessoal, então não há como ditar o certo e o errado para isso. Entretanto, algumas dicas mais gerais podem servir como um bom direcionamento para quem deseja aventurar-se no meio de suplementação alimentar para negócios.
Veja a seguir.
Conte com a ajuda e parceria de profissionais
Da mesma forma que você já entendeu que suplementos alimentares necessitam de acompanhamento médico, os seus clientes também precisam desse conhecimento. Então, por que não facilitar essa compreensão por meio de ações promocionais criativas, diferentes e inovadoras?
Feche uma parceria com profissionais da área da saúde e combine uma data para eles aparecerem em seu negócio. Eles podem conversar com os clientes sobre o uso de suplementos alimentares, comentar sobre as melhores formas para consumi-los e, quem sabe, até mesmo, ajudar os clientes que não possuem tanto conhecimento sobre o assunto.
Assim, todos os lados saem ganhando: seu negócio demonstra seriedade e profissionalismo, seus clientes ficam bem informados, e os profissionais da área são expostos à possibilidade de aumento de pacientes.
Invista em produtos de qualidade
Suplementos alimentares são produtos sérios e, por conta disso, devem ser tratados como tal. A qualidade é um dos fatores mais importantes quando falamos de suplementação alimentar, até mesmo porque você não pode colocar em risco a saúde de seus clientes e nem oferecer produtos de qualidade e procedência duvidosa.
Tenha sempre em estoque produtos como o Suplemento ALimentar em Pó Vitaminas, Mineral e 21g de Proteínas do Soro de Leite Morango Parmalat WheyFit, e procure variar o leque de opções para os clientes, trazendo outros sabores, como o Chocolate.
Combinar a presença corriqueira de profissionais com a qualidade dos produtos oferecidos é o combo perfeito para o seu negócio!
Lembre-se também de sempre escutar os seus clientes. Entenda seus desejos, suas necessidades e o que eles têm para dizer sobre o que você oferece em seu negócio. Afinal, eles são a parte mais importante do seu negócio e o que o mantém ainda ativo.
E jamais se esqueça da dica mais importante: valorize seus clientes e o que eles têm para dizer. Dessa forma, com produtos populares em seu estoque e atenção ao seu cliente, o sucesso vem fácil!