Atendimento ao cliente: 8 mandamentos para encantar o seu público
Saiba como se destacar da concorrência investindo em um atendimento exclusivo e de qualidade.
Um bom atendimento ao cliente, quando feito com qualidade e exclusividade, não garante apenas a satisfação do seu público, como também faz com que ele seja fiel ao seu negócio. Mas o que isso significa, na prática? Em suma, que se ele se sentir bem tratado dentro da sua loja, com certeza sairá de lá querendo voltar e, principalmente, fará a divulgação do seu estabelecimento para outras pessoas, o chamado boca a boca.
Para que tudo isso aconteça de fato, é preciso colocar o cliente sempre em primeiro lugar, criando um bom relacionamento e ouvindo o que ele tem a dizer sobre o seu comércio. Aos poucos, você consegue cativar e encantar cada um deles, orientando-os de maneira objetiva e descobrindo suas necessidades como consumidores.
Quer fazer do atendimento ao cliente a excelência do seu negócio? Pois então contrate um time de funcionários capacitados para esse propósito. Assim, você os direciona a uma boa comunicação e os treina para que passem as informações dos produtos corretamente, sugiram outros e, ainda, saibam um pouco mais sobre a rotina de consumo do cliente.
A importância do bom atendimento ao cliente
Hoje, com um número enorme de concorrentes, sabemos que é essencial incluir boas estratégias de venda para atrair mais clientes ao seu negócio. Isso porque, vamos combinar, existem diversas lojas por aí que oferecem os mesmos tipos de produtos – e é preciso que você se destaque. Caso não o faça, sua loja perde clientes rapidamente e demora um bom tempo para conquistá-los de volta. Por isso, ter um bom relacionamento com o seu público impacta diretamente nas suas vendas.
Mesmo essa evidência sendo tão clara, a verdade é que muitos empreendedores ainda não caminharam para tornar seus clientes mais engajados, e ainda acreditam que o atendimento não faz tanta diferença assim. A prova viva disso é que as reclamações sobre um mau atendimento ao cliente só aumentam, e esse tipo de comportamento por parte dos lojistas passou a ser algo comum. Um bom exercício, para evitar que isso aconteça, é se colocar no lugar do seu cliente e, assim, desenvolver mais empatia na hora de atendê-lo.
Como fazer um bom atendimento
Quer melhorar o atendimento ao cliente no seu estabelecimento, mas não sabe por onde começar? Preparamos 8 dicas para melhorar o atendimento na sua loja e conquistar clientes mais satisfeitos e fiéis. Veja a nossa lista!
1. Atenda bem qualquer pessoa: uma premissa que deveria ser básica no mundo dos negócios é a de quequalquer cliente que entrar na sua loja deve ser bem atendido, independentemente do modo de se vestir, do andar ou falar. É hora de deixar de lado alguns pré-conceitos e opiniões antecipadas sem antes conhecer o seu consumidor de fato.
2. Seja cordial, gentil, simpático: seu papel é atender bem, então comece com um sorriso no rosto e pergunte o nome do cliente. Isso faz com que ele se sinta mais confortável para conversar com você.
3. Mostre empatia e paciência: nada de querer fazer um atendimento rápido só para garantir uma venda. O cliente quer sentir que você está interessado no que ele tem a dizer, ou seja, seu atendimento não precisa caminhar junto com o relógio.
4. Não deixe ninguém esperando: se você já passou por isso, sabe como toda essa demora pode se tornar algo inconveniente. Portanto, não aja como se a pessoa estivesse à sua total disposição: na maioria das vezes, quem espera tem interesse em algo da sua loja, mas se o esperar passa a se tornar algo cansativo, a pessoa provavelmente irá embora (e as chances de voltar serão mínimas).
5. Faça o cliente se sentir bem: seja atencioso no atendimento ouvindo o que ele tem a dizer, o que procura e quais são os seus produtos e marcas de preferência. Enquanto ele estiver falando, não o interrompa – assim, ele sabe que sempre pode contar com você!
6. Deixe que o cliente fique à vontade: algumas pessoas são mais tímidas e introspectivas em situações sociais, até mesmo quando vão a uma loja. Por isso, entenda a personalidade de cada um de seus clientes, e faça com que eles se sintam acolhidos dentro do seu estabelecimento.
7. Não dê ordens ou use palavras negativas: durante o atendimento, evite dizer “você precisa disso”, “este produto não é para você” ou “compre este porque é melhor”. Em vez disso, use expressões cordiais, como “experimente essa linha” ou “que tal mudar um pouco de produto?”. Outra dica é eliminar do vocabulário frases negativas, como “não pode”, “está errado” ou “não compre tal produto”.
8. Diga sempre a verdade: faltou algum produto no estoque? Seja transparente com o cliente e não esconda informações, pois ninguém gosta de se sentir enganado. Assim como nas relações sociais, a sinceridade também é a chave para a construção da confiança dentro de uma relação de negócios.
Não se esqueça de que o cliente é o seu bem mais precioso, ou seja, precisa de atenção e cordialidade. É fundamental que o seu público fique satisfeito e reconheça o valor do seu negócio. Boa sorte!
O Compra Beauty é um marketplace pensado exclusivamente para perfumarias. Encontre marcas bem avaliadas no mercado, com ofertas imperdíveis e conteúdos personalizados.
Para mais informações, fale com a gente de segunda a sexta, das 09h às 18h, através do telefone: (11) 4935-2316.