Conteúdos de qualidade e um bom uso das ferramentas do próprio aplicativo são só alguns dos passos-chave sobre como usar o Instagram para vender.
Quando o assunto é o comércio online, todo empresário tem como objetivo bombar nas redes sociais e se tornar um sucesso de vendas. Imagine só ter um vídeo promocional sobre o seu negócio entre os mais vistos da plataforma? Ou ser dono de um conteúdo que conquistou muitos clientes? Em 2021, o Instagram ocupa o posto de terceira maior rede social no Brasil, e por isso pode ser a chave para elevar a sua presença digital e conseguir ainda mais lucro.
Segundo a empresa de dados Statista, o Brasil representa 9,9% dos usuários do Insta, além de ter 99 milhões de pessoas acessando a rede diariamente.
Para quem deseja vender pelo Instagram, os números são atrativos. Entretanto, ao encarar o momento de colocar a mão na massa, empreendedores podem ficar confusos em como, de fato, vender pela rede.
Caso você queira vender pelo Instagram mas não faz ideia sobre como começar, continue lendo este artigo e descubra o passo a passo do processo.
Posso usar o Instagram para vender e ter sucesso?
Sim! A rede social permite que empreendedores criem perfis para as suas marcas, exponham seus produtos em vitrines virtuais e respondam a comentários e mensagens deixadas tanto por futuros clientes quanto por quem já comprou do negócio.
E, novamente, os números se fazem presentes: em uma pesquisa feita pelo Facebook, foi revelado que 81% dos usuários do Instagram já utilizaram a rede social para procurar por produtos ou serviços que desejavam consumir. Aplicando os resultados aos usuários brasileiros, foi observado que 75% deles visitaram o site de uma marca após ir ao perfil dela no Instagram.
Vender pelo Instagram é possível e, mais ainda, algo encorajado pela própria rede social. Por falar nisso, em 2020 a plataforma lançou a modalidade de compras (o Instagram Shopping) também nos vídeos do IGTV.
O que isso significa? Basicamente, com a possibilidade de inserir links em vídeos do IGTV, criadores de conteúdo aumentam as chances de levar clientes para o carrinho de compras de produtos que eles estejam anunciando. A função se junta aos Stories e ao Feed como mais uma opção para detalhar produtos e oferecer links para usuários do Instagram encontrarem o que precisam, o que também está previsto para acontecer em breve nos Reels.
“Criadores de conteúdo e marcas ajudam a trazer novas tendências culturais para o Instagram, e as pessoas acessam nossa plataforma para se inspirarem com eles. Com Shopping no IGTV e, futuramente, no Reels, estamos facilitando as compras diretamente por meio de vídeos”, relatou o diretor de operações do Instagram, Justin Osofsky. “Além de ajudar estas marcas e criadores a compartilhar suas histórias, alcançar mais clientes e fazerem negócios”, completou.
Quais são as vantagens de vender pelo Instagram?
A maior vantagem de vender pelo Insta tem a ver com o engajamento e a proximidade com os clientes, o que pode facilitar bastante na hora de conhecer seus hábitos de consumo. Com um sistema de interação relativamente simples, enviar e receber mensagens e sugestões via Instagram pode acontecer de duas formas: por meio de comentários públicos ou de conversas privadas.
O Instagram conta, ainda, com diversos tipos de anúncios e, assim, os empreendedores podem investir naqueles que melhor conversam com as campanhas atuais de seu negócio.
A mesma diversidade que existe para anúncios também acontece para a publicação de conteúdo. Um empreendedor pode tanto abastecer sua conta com postagens e vídeos fixos no perfil do negócio ou, então, recorrer a conteúdos que desaparecem após 24 horas (os famosos “stories”).
Por fim, o crescimento recente da rede social também é uma vantagem, e faz dela uma boa plataforma de venda online para investir. Novas contas são criadas diariamente no Instagram, e isso pode aumentar a clientela de um empreendedor e de seu negócio.
Mas, afinal, o que preciso para vender pelo Instagram?
Antes de iniciar as atividades comerciais pelo Instagram, é preciso seguir alguns passos. Ou seja, você precisará ter:
- Qualificação: para vender pelo Instagram, é necessário que um negócio esteja localizado em um mercado disponível (cheque a lista do Instagram aqui), tenha um produto qualificado, concorde com o ‘Acordo de Vendedores’ e com as ‘Políticas Comerciais’ da rede social, e tenha um domínio de site para disponibilizar os produtos;
- Perfil Comercial: para realizar a mudança de perfil convencional para comercial, é necessário acessar as configurações da sua conta e seguir o atalho: ‘Conta’ > ‘Mudar para conta profissional’ > ‘Criador de conteúdo’ > ‘Empresa’ > a categoria do negócio e as opções de exibição do perfil devem ser selecionadas;
- Página no Facebook: é obrigatório ter uma página no Facebook para vender oficialmente pelo Instagram. Caso a página de um negócio na rede social já exista, é só vinculá-la ao Instagram pelas configurações desta rede. Do contrário, é preciso criar uma página no Facebook e, somente depois, vinculá-la ao Instagram;
- Catálogo de Produtos: quando um empreendedor disponibiliza seus produtos para venda no Instagram, ele pode fazer isso por conta própria, por meio do Gerenciador de Catálogos do Facebook, ou pode ser auxiliado pela integração de plataformas de e-commerce parceiras do Facebook;
- Análise de Conta: uma vez que o catálogo de produtos já está conectado à conta do Instagram, o negócio terá seu pedido analisado. Esse processo costuma demorar alguns dias, e pode ser solicitado e acompanhado pelo recurso ‘Compras’ nas configurações da conta;
- Modo Compras: após ter a conta aprovada, o empreendimento só precisa ativar o modo ‘Compras’ e conectar o ‘Catálogo de produtos’ desejado ao perfil.
4 Dicas infalíveis para vender pelo Instagram
Mesmo após seguir todos os passos acima, alguns empreendedores podem sentir que suas vendas ainda não foram impulsionadas o bastante, e que a marca ainda não está no mesmo nível de outras que servem como referência em um determinado nicho.
Para enriquecer ainda mais a sua experiência de vendas pelo Instagram, aplique as dicas abaixo em seu perfil.
1 – Garanta a constância de publicações
Um bom perfil comercial no Instagram produz conteúdo com frequência, e sabe como criar engajamento de diferentes formas.
Ao anunciar um produto como o Shampoo Seda com Babosa + Óleos by Rayza, a loja pode dedicar uma postagem falando sobre os benefícios do item em um dia e, no outro, criar um conteúdo sobre como esse shampoo pode ser complementado com o uso do Condicionador Seda com Babosa + Óleos by Rayza.
2 – Recorra a produtos populares
Investir e anunciar itens que estão em alta no mercado, como as Cápsulas L’Or Índia, pode ser uma ótima alternativa para atrair mais atenção para um perfil de compras no Instagram.
Logo, um empreendedor que recorre a ofertas da mesma linha pode aumentar suas vendas e garantir ainda mais acessos dentro da rede.
3 – Trabalhe com liquidações e promoções
Consumidores são facilmente atraídos por descontos, liquidações e promoções, mesmo que nunca tenham comprado de determinado negócio.
Para criar engajamento com o público, uma marca pode anunciar brindes especiais na compra de opções, como o Ballantine’s Bourbon Barrel. Outra alternativa é postar uma promoção que presenteará a foto mais criativa e que melhor se adeque ao tema proposto.
4 – Aumente o engajamento e mantenha contato com o público
O Instagram pode ser a rede favorita de muitas pessoas exatamente por sua facilidade e liberdade de engajamento, então empreendedores podem tirar um maravilhoso proveito dessa opção.
Incluir hashtags em publicações, abrir caixas de perguntas nos stories, responder comentários e mensagens privadas, e, até mesmo, pedir para que clientes compartilhem fotos com produtos para serem repostados na conta oficial da loja, são apenas algumas formas de criar um bom engajamento para o perfil de um negócio.
As vendas pelo Instagram podem trazer um enorme crescimento para um negócio. Use-as com sabedoria, constância, e veja seu empreendimento brilhar no meio digital!