Falar sobre diversidade deve estar dentro da cultura da empresa para melhorar o relacionamento com funcionários, clientes e com o mundo
Diversidade na empresa é um tema que tem atraído cada vez mais o interesse de empreendedores e seus negócios, preocupados em promover ambientes que sejam inclusivos para todo e qualquer tipo de funcionário.
Isso porque, sejamos sinceros, nossa sociedade está longe de ser igualitária, ou seja, de promover chances para pessoas de todos os tipos, gêneros, raças, etnias ou qualquer aspecto que a torne única – o que acaba sendo refletido no mercado de trabalho.
Afinal, quando falamos em “oportunidades de carreira”, para quem direcionamos o discurso? Se a sua resposta foi “para todos”, já temos um excelente primeiro passo para começar a expandir os conhecimentos sobre diversidade na sua empresa (e, de fato, implementar o conceito).
Mas nem todos os empreendedores sabem qual é a importância da diversidade na empresa ou como promover isso na prática. Por mais que o tema venha se tornando cada vez mais recorrente e necessário, ele ainda não é universal.
Você sabe o que é diversidade na empresa?
Pela definição do dicionário, a palavra “diversidade” pode ser definida como uma “qualidade daquilo que é diverso, diferença” ou como um “conjunto que apresenta características variadas; multiplicidade”.
Quando aplicamos esse conceito a um ambiente social, temos um local onde pessoas de diferentes etnias, orientações sexuais, culturas e gênero convivem juntas em harmonia e com respeito.
Em um ambiente profissional, portanto, imagina-se uma equipe com funcionários de diferentes perfis sociais, de gênero, religiosos, culturais, étnicos, etários e assim por diante.
Qual a importância da diversidade nas empresas?
Já pensou que chato seria o mundo se não existissem diferenças? Todos com opiniões iguais, ausência de experiências diversas e daquele colorido que faz a gente ver as coisas por uma perspectiva nunca antes pensada.
Se em aspecto macro isso pode ser entediante, imagine só lidar com a mesmice todos os dias? Em um ambiente de trabalho plural, novas ideias surgem o tempo todo, justamente porque pessoas com backgrounds diversos podem agregar ainda mais.
Portanto, quando há diversidade na empresa, há diferentes pontos de vista e, consequentemente, diferentes maneiras de solucionar problemas, conduzir dificuldades e outras atividades similares.
Outro aspecto vital, senão o mais importante de todos, é o de colaborar para que a sua marca seja ativa na transformação do mundo – e você pode começar essa mudança abraçando todos os perfis de pessoas e dando a oportunidade que alguém precisa para mudar de vida.
Quando um empreendedor investe em diversidade na empresa, há representação e conexão com muitas pessoas que, talvez por muito tempo, se sentiram invisíveis. E uma empresa que abre portas para todo o tipo de colaborador, convida todo o tipo de cliente para fazer parte do time.
Afinal, aquele cliente se sente representado quando é atendido por alguém que compartilha das mesmas características, ideias ou origem, por exemplo. Já pensou nisso?
Por fim, uma empresa diversa é uma empresa que prega por uma política livre de preconceitos, e que abraça a todos como eles são, fator que desenvolve um clima mais agradável no ambiente profissional, favorecendo a valorização e aquisição de diversos talentos.
Como a aquisição de talentos e o RH podem atuar juntos?
Muitas vezes um empreendedor reconhece qual a importância da diversidade na empresa, mas não sabe como tornar a sua mais diversa e inclusiva.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar alguns empreendedores que ainda são iniciantes no universo da diversidade na empresa.
Veja só:
Avalie seus funcionários atuais
Empreendedor, seja sincero: no momento, a sua empresa tem uma equipe profissional que apresenta algum tipo de diversidade?
Muitas vezes, pensamos que estamos inseridos em um ambiente diverso e inclusivo, mas nos chocamos com a falta de representatividade quando paramos para analisar a situação como ela realmente é.
Se a sua resposta para a pergunta anterior foi ‘sim’, esse é um ótimo começo! Mas saiba que sempre há espaço para mais diversidade e inclusão.
Mas se a sua resposta foi ‘não’, é necessário que você tome as devidas providências para mudar esse cenário, uma vez que toda e qualquer empresa pode se beneficiar com um equipe diversa.
Tenha uma boa cultura organizacional
Cultura organizacional é, basicamente, o conjunto de valores e ações que definem e representam uma empresa. Se a sua tem um cultura organizacional que é livre de preconceitos, consequentemente é bem provável que os seus funcionários já apresentem diversidade. Mas, se esse valor nunca foi discutido em voz alta anteriormente, essa é a hora de fazê-lo!
Se a sua cultura organizacional for a favor da diversidade e da inclusão, você será capaz de atrair os funcionários que pensam da mesma forma que você, e que apresentam menos chances de criar grupos responsáveis por excluir minorias no ambiente profissional.
Promova processos seletivos diversos
Durante processos seletivos, procure sempre dar importância a critérios baseados em competências, já que isso facilita a realização de um método igualitário e justo.
Por outro lado, é preciso tomar cuidado para não criar a procura por vagas que só possam ser ocupadas por um grupo social, uma vez que isso por si só já não incentiva a diversidade e a inclusão.
Aposte na comunicação interna
Uma vez que mais funcionários são contratados, a comunicação interna da empresa a favor da diversidade também precisa mudar.
Sempre que você, como empreendedor e líder da equipe, precisar falar com o time de funcionários como um todo, sustente um discurso respeitoso, que defende as diferenças e cause conscientização em seus funcionários.
O acolhimento entre funcionários, estejam eles em regime de trabalho temporário ou algo mais fixo, também deve ser algo que parte do líder da equipe, portanto não deixe de investir nisso.
Estude os resultados internos e externos
Após um determinado tempo em que algumas mudanças foram implementadas para tornar sua empresa mais diversa e inclusiva, chega o momento de estudar os resultados das suas ações, sejam eles internos ou externos.
Pensando em resultados internos, levante reflexões importantes:
- Qual é a situação atual da sua equipe após a contratação de funcionários de diferentes grupos sociais?
- Esses novos funcionários foram bem acolhidos?
- Possuem benefícios como os demais?
- O clima da equipe mudou de alguma forma?
- Os resultados e as soluções de problemas sofreram alguma mudança?
Quanto aos resultados externos, avalie os números de suas vendas e a satisfação de seus clientes. Perceba, também, se eles parecem ter criado vínculos com os novos funcionários, pois isso pode ser importante para alguns grupos sociais.
Se a sua empresa apresenta pouca ou nenhuma diversidade, saiba que é hora de mudar. Transformar o mundo e abraçar as diferenças é a sua missão como indivíduo e como marca. E, acredite, os clientes vão notar e participar desse movimento que só tende a crescer!