Criar conexões inovadoras e experiências criativas é sinal de que sua empresa zela pela jornada do cliente.
Muitas vezes, donos de negócios ficam tão imersos em empreender a todo custo que se esquecem de enxergar a própria marca com os olhos dos clientes. Afinal, todo mundo gosta de receber um bom atendimento do começo ao fim, certo? Mas, com o alto nível de competitividade e com os recursos digitais cada vez mais disponíveis, oferecer uma experiência somente boa não é o bastante, é preciso encantar clientes – é por isso que o marketing de experiência é tão importante nos dias de hoje.
A intenção do marketing de experiência é fazer com que, em meio a tantas ofertas, o consumidor tenha olhos apenas para a sua marca. Parece difícil (e, às vezes, até impossível de imaginar), mas esse cenário pode acontecer com o seu negócio também. Para isso, é necessário conhecimento do seu público e, principalmente, ter os objetivos e valores da sua marca bem estruturados.
Clientes se tornam fiéis quando sentem que suas necessidades são colocadas em primeiro lugar por meio de emoções, da solução de problemas, do atendimento sensível e da inovação na hora de divulgar produtos e serviços. É só fazer um esforço para se lembrar daquela vez em que uma propaganda ou um ponto de venda chamaram a sua atenção e, ao provar o produto, ele superou as suas expectativas.
Se o seu desejo é de que os clientes se tornem fãs da sua marca e tenham uma experiência memorável, saiba que você acaba de dar o primeiro passo para trilhar esse caminho. Vamos entender, de uma vez por todas, o que é marketing de experiência, seus benefícios, e como aplicar a estratégia em seu negócio?
O que é marketing de experiência?
Em poucas palavras, o marketing de experiência é a estratégia que tem como base as emoções dos clientes. A ideia é fazer com que o público seja conquistado, envolvido e fidelizado. Mas a verdade é que o marketing de experiência pode ser muito mais rico e diverso do que essa simples definição.
Criar situações memoráveis é o caminho para construir conexões profundas com o público. No marketing de experiência não basta se garantir apenas pelo produto de qualidade: todos os aspectos que giram em torno da jornada de compra precisam estar à altura. De que adianta ofertar um ótimo serviço se a divulgação não consegue comunicar de maneira relevante os problemas e as dores que ele pode resolver? É como ter uma galinha de ovos de ouro em mãos e se esquecer de coletar os ovos.
O marketing de experiência também trabalha diretamente em cima dos valores de um negócio, pois pode acontecer de clientes se identificarem com o que a marca defende e, assim, sentirem curiosidade por aquilo que é ofertado. E é aí que entram as estratégias de captação, envolvimento e fidelização.
Com o interesse já aguçado, o cliente entra em contato com o negócio pela primeira vez e se encanta (graças às estratégias de marketing de experiência).
Um dos maiores objetivos do marketing de experiência é garantir o sucesso de cada etapa da jornada de compra do usuário: antes, durante e depois de realizar a aquisição do serviço ou do produto da marca. Portanto, é importante que empreendedores e suas equipes mantenham isso em mente durante os momentos de interação com o público-alvo. Imagine só conseguir atrair o cliente e fazê-lo se interessar pelo produto, mas pecar na hora do atendimento?
Como o marketing de experiência funciona?
Já se sabe que o marketing de experiência tem como base a conexão com os clientes, mas isso pode acontecer de 5 maneiras diferentes:
- Sensorial: a experiência sensorial é construída a partir dos 5 sentidos – audição, olfato, visão, paladar e tato. Um bom exemplo é o que ocorre com negócios que contam com uma boa trilha sonora, ou que oferecem amostras grátis de produtos, como a Loção Hidratante Dove Romã & Verbena;
- Emocional: aqui, um impacto deve ser construído nas pessoas a partir das emoções que o consumo de um produto ou serviço pode causar nelas, além de apostar em estratégias de divulgação que fomentem ou enriqueçam a experiência;
- Cognitiva: com a maneira cognitiva, é preciso pensar um pouco fora da caixa, pois o cliente é estimulado a exercer sua criatividade e utilizar da colaboração;
- Comportamental: aqui, a divulgação do produto ou até ele em si promove um estilo de vida ou um comportamento específicos;
- Identificação: os clientes podem encontrar pontos para criar uma conexão mais profunda com o seu negócio, como a missão e os valores defendidos e, assim, consumir mais dele.
Os 3 V’s
Quando falamos sobre marketing de experiência, sempre devemos ter em mente que existem três fatores que devem estar sempre presentes nas aplicações das estratégias escolhidas pelo empreendedor – são os chamados 3 V’s – ou seja:
- Verdade: honestidade e clareza com os valores e missão da marca são fundamentais, não somente mas também quando se trata de marketing de experiência. Caso contrário, um negócio pode perder credibilidade e reputação no mercado;
- Vontade: o marketing de experiência precisa saber como despertar o desejo por um produto nos clientes, mas é importante que a vontade converse com a verdade, pois um bom produto sempre deve entregar aquilo que é prometido;
- Valor: o que um negócio entregou ao cliente valeu a pena? Sua experiência foi boa? O produto realmente teve utilidade para a sua vida? Um cliente deve saber, muito claramente, como um negócio e seus produtos o beneficiaram.
Como usar o marketing de experiência em seu negócio?
Abaixo, listamos 4 dicas para te inspirar a criar estratégias de marketing de experiência de sucesso para o seu negócio!
1 – Seja inovador
É importante que você e seu negócio quebrem padrões que há muito já foram explorados e divulgados aos clientes.
A inovação pode acontecer por meio de diversos fatores, seja em uma divulgação ousada, uma linha de produtos ainda pouco explorada por outros negócios do mesmo segmento, ou, até mesmo, no ponto de venda da sua marca por meio de decorações, temas e disposições de mobília diferentes.
2 – Pense internamente
Para que os funcionários saibam encantar é preciso, primeiro, que os próprios estejam encantados e felizes onde estão. O que você anda fazendo por seus funcionários e para o bem-estar de cada um deles?
Esse é um fator comumente ignorado por muitos empreendedores, o que resulta em um baixo desempenho da equipe profissional. Consequentemente, o atendimento também pode sofrer e o marketing de experiência não surtir efeitos.
3 – Invista no ponto de venda
É importante que o seu ponto de venda converse diretamente com o tipo de negócio que você tem.
Por exemplo, se o seu negócio é destinado a um público-alvo de classe média-alta e faz parte de um segmento mais refinado, experimente estratégias imersivas para oferecer e expor bebidas alcoólicas, como o Whisky Johnnie Walker Red Label para degustação.
4 – Considere novas ferramentas
No marketing de experiência, é importante que o relacionamento com o cliente esteja sempre em um nível muito bom.
Para isso, um negócio pode experimentar novas plataformas de comunicação com clientes, como chats online, WhatsApp Business e ferramentas para opiniões e sugestões. Não tenha medo de explorar recursos inéditos e utilizá-los com os seus consumidores
Empreendedor, esperamos que você esteja pronto para a nova onda de sucesso que você vai vivenciar em seu negócio após a aplicação das estratégias de marketing de experiência. Boa sorte!