O modelo pode ser uma alternativa para quem quer se aventurar com as vendas online, mas sem abrir mão do contato cara a cara. Entenda.
Hoje em dia não há quase nada que não possa ser feito virtualmente: estudos, trabalho, pagamentos, consultas médicas e, claro, compras. O mundo digital é prático e confortável para os que buscam rapidez e conveniência sem sair do lugar, mas também pode não funcionar para alguns. Quem não é 100% adepto ao estilo de vida digital pode, então, encontrar conforto em outra modalidade: a phygital.
Híbrida, a modalidade vem crescendo em diversos segmentos, e sua popularidade se deve à união do melhor dos dois mundos: o online e o offline. Para quem ainda não deseja migrar 100% para o online, essa é uma modalidade que permite ter interações diversificadas e adaptadas a diferentes personas.
Se você é um empreendedor que ainda não está familiarizado com o termo e não conhece as vantagens desse estilo, não se preocupe!
O artigo de hoje foi preparado com o intuito de sanar todas as suas dúvidas sobre o tema!
O que é uma experiência phygital?
Para entendermos a modalidade, vamos destrinchar a origem dessa palavra, pois pode ser que você esteja confuso com o nome. O termo surge da junção de duas palavras do inglês – physical, ou ‘físico’ em português -, e digital. Já deu para entender onde queremos chegar?
A categoria, então, combina ações físicas e digitais em um mesmo negócio, e as oferece para o público-alvo com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor enquanto ele compra os serviços ou produtos oferecidos.
Um bom exemplo disso seria uma campanha de divulgação de um produto em que o empreendedor pode escolher ações digitais e físicas para garantir que a estratégia apareça tanto em plataformas online quanto em meios offline. Essa é a tradução do conceito.
Porém, é importante que tanto a ação online quanto a offline sejam igualmente atrativas ou complementares. Caso contrário, existem chances de os clientes escolherem somente um dos meios.
Ações planejadas para oferecer uma experiência do cliente que seja imersiva em estratégias phygitais já acontecem no mundo dos negócios há muito tempo, mas nem todos se deram conta disso. Você se lembra de quando as NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) surgiram pela primeira vez? Muitos especialistas acreditam que elas foram o primeiro exemplo bem-sucedido no mercado de ação híbrida.
Há diversas medidas que podem ser tomadas por um empreendedor em seu negócio, seja ele grande ou pequeno, para que seus clientes tenham uma experiência phygital.
Nesse caso, não há fórmula mágica: é preciso experimentar, usar a criatividade e conhecer seu público. Por isso, é importante estudar seu perfil, o que eles buscam, os objetivos da marca e o planejamento desenvolvido.
Podemos enxergar experimentações phygitais como aquelas que mesclam o mundo digital com o mundo físico, oferecendo ao cliente possibilidades mais completas e flexíveis para atender às suas necessidades.
Ela é a melhor opção para empreendedores que desejam experimentar novas estratégias, e para clientes que não querem colocar um fim definitivo na interação humana na área de compras e vendas, apesar de toda a tecnologia que a cerca.
Quais são as vantagens de investir no phygital?
Você já pensou na facilidade que o seu negócio e os seus clientes terão com uma modalidade híbrida?
Todo o processo no mundo phygital torna prática a vida do empreendedor e dos clientes, uma vez que muitas coisas podem ser feitas online e, por outro lado, o tempo de permanência nas lojas físicas também tende a ser maior.
Medidas que são tomadas para proporcionar uma experiência phygital para os clientes também auxiliam muitos empreendedores a automatizarem alguns dos processos que são obrigatórios em qualquer negócio, como a emissão de notas fiscais.
Pensando na imagem que uma marca passa ao seu público-alvo, aqueles que escolhem atuar em modo integrado entre o on e offline transmitem valores como modernidade, conveniência e tecnologia, algo que pode resultar em aumento da clientela e fidelização.
Por fim, uma outra enorme vantagem dos negócios phygitais é a liberdade que eles oferecem ao público, uma vez que o modelo permite que quem compra escolha o que é mais fácil e acessível, de acordo com sua experiência e seus hábitos.
Como incorporar uma experiência phygital em um pequeno negócio?
Uma experiência phygital para um pequeno negócio pode parecer quase impossível, mas a verdade é que essa realidade pode estar mais próxima do que você imagina!
Separamos algumas dicas que podem te ajudar a incorporar uma experiência phygital em um pequeno negócio!
Entenda o perfil do seu público-alvo
Antes de tomar qualquer decisão em relação à integração entre canais físicos e digitais, é importante entender o perfil do seu público-alvo.
- Estude seus clientes: eles são do tipo que gostariam de uma experiência phygital?
- Essa experiência seria, de alguma forma, útil para eles?
- Qual seria a melhor maneira de levar o conceito para eles?
Considere todas essas questões para que quaisquer ações que você decida levar para o seu negócio façam sentido para o consumidor também.
Estude o que pode ser feito
Uma vez que o perfil do seu público-alvo é compreendido, as ações a serem tomadas podem e devem começar a ser estudadas.
É importante que você e toda a sua equipe entendam completamente o que é a experiência phygital. Com isso, um bom planejamento pode ser alinhado com boas estratégias e ações realmente efetivas, que funcionem para clientes de diferentes perfis e gerações.
Sempre lembre-se de que não existe certo ou errado neste quesito: uma vez que um negócio é diferente de outro, as ações e as estratégias podem variar de acordo com cada realidade.
Comece com calma
Dê preferência para aquela clássica recomendação de dar um passo de cada vez: comece aos poucos, escolha uma tecnologia, incorpore-a de forma integrada à experiência do cliente e veja o que acontece.
Existem diversas maneiras de apostar no modelo híbrido entre canais online e offline em seu negócio: QR codes, notas fiscais eletrônicas, cardápios digitais… Defina uma para dar o pontapé inicial e entenda como ela é vista por seus clientes.
Somente quando a primeira modalidade for sinônimo de sucesso em seu negócio, você deve tentar uma próxima. Ao caminhar com calma e adotar uma estratégia por vez, você consegue estudar detalhadamente os seus resultados, aprender e crescer.
É possível, então, ver a repercussão do que foi feito, e ainda lançar ações de pós-venda para receber um feedback de seus clientes.
Há quem diga que esse é o futuro do mercado de compras e vendas e, pelo que tudo indica, restam poucas dúvidas quanto a isso!
A pandemia nos mostrou como é fundamental atender o cliente com flexibilidade – não perca a oportunidade de experimentar algo novo em seu negócio, e obter muito sucesso com isso. Quanto mais cedo você começar, melhor!