
Sejam alcoólicas ou não, esteja pronto para oferecer bebidas de sucesso no seu empreendimento e aproveitar as tendências atuais desse nicho
Faça chuva ou faça sol, o brasileiro está sempre com uma boa bebida em mãos. Refrigerante, suco, caipirinha, café… o comércio de bebidas é enorme em território nacional! Sabendo disso, um bom empreendedor deve ficar de olho nas bebidas mais vendidas, e aproveitar esse traço cultural marcante do nosso país.
Nesse sentido, uma das tendências atuais no Brasil é a adega de bairro, loja especializada apenas na venda de bebidas. A modalidade oferece comodidade nas entregas, com opção de delivery, e também permite consumo na hora (porém, a maioria delas não disponibiliza mesas e cadeiras, como um bar faria).
Outro novo marco no mercado de bebidas no Brasil é o aumento do consumo de vinho. Isso mesmo, o requinte dessa bebida a tornou queridinha do povo brasileiro, segundo a Ideal Consulting, empresa de pesquisas no ramo.
Apesar de serem produtos com enorme movimentação, muitos empreendedores ainda ignoram o potencial que a venda de bebidas pode trazer e, assim, perdem oportunidades preciosas de aumentar os lucros.
Que tal olhar para as bebidas mais vendidas com um foco empreendedor? Conhecer as bebidas alcoólicas e não-alcoólicas favoritas do setor é o primeiro passo para criar esse nicho dentro da sua marca.
Como é o consumo de bebidas no Brasil?
Recentemente, a Organização Internacional do Café (OIC) e o Dieese publicaram dados sobre o consumo de líquidos no Brasil, informações que podem ser extremamente úteis para empreendedores que ainda estão estudando esse segmento de compras e vendas.
Bebidas não-alcoólicas
Segundo as informações reveladas pela pesquisa, a água e o café estão logo no topo dessa lista, ocupando, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar.
Somente com essas duas bebidas, um empreendedor já consegue investir em produtos para o seu negócio – alinhando isso a boas estratégias, há possibilidades de encontrar margem para inovação e criatividade.
Outros mercados que apresentam números promissores para o futuro são o mercado de sucos prontos – que mostrou um crescimento de 30% nos estabelecimentos entre 2014 e 2021 -, segundo Rafael Catolé, chefe de marketing e exportação da Natural One.
O mercado de produtos vegetais também bombou entre as bebidas mais vendidas: somente em 2018, antes da explosão dos movimentos vegetariano e vegano, o segmento apresentou um crescimento de 51,5% no cenário de bebidas vegetais.
Porém, apesar de as duas primeiras bebidas mais consumidas no Brasil serem não-alcoólicas, isso não significa que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser ignorado.
Bebidas alcoólicas
Uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, empresa focada em estudos de mercado, revelou que, quando o assunto é álcool, os destilados representam aproximadamente 60% das bebidas mais vendidas no Brasil.
Na lista das bebidas alcoólicas mais vendidas no Brasil, o top três fica com a cachaça, a vodka e o gin. Outro estudo, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que o Brasil é um dos países que mais consomem bebidas alcoólicas na América Latina.
Mas é preciso que empreendedores tomem cuidado com a venda de bebidas alcoólicas, principalmente para não infringir a lei que proíbe a venda de álcool para menores de idade.
É fundamental que exista conscientização sobre o consumo também, onde o empreendedor e seu negócio podem apoiar a causa ‘se beber, não dirija’, igualmente prevista na lei.
Quais são as bebidas mais vendidas no Brasil?
Para obter sucesso com a venda de bebidas em um negócio, é importante que o empreendedor tenha conhecimento sobre as bebidas mais vendidas no Brasil.
Afinal, é mais interessante ofertar produtos com grande popularidade e procura e, assim, satisfazer o público. Abaixo, trouxemos 5 sugestões que entram no ranking quando o assunto é a bebida mais vendida no Brasil, de acordo com a Euromonitor International.
Porém, lembre-se de que o mercado de bebidas está em constante movimento e apresenta tendências fortes, como o Tang Uva Verdinha e a Bebida Vegetal Silk Amêndoa e Cacau. Aproveite as oportunidades de vendas para explorar e entender o que melhor funciona para o seu negócio!
1 – Água
A água é uma bebida que jamais pode faltar em qualquer tipo de estabelecimento. Mas por que não levar isso para o próximo nível, e oferecer propostas um pouco diferenciadas?
Apresente opções originais e que ainda prometem muita hidratação e refrescância, como a Água de Coco Mais Maracujá Sococo. E, para que a aceitação do seu público-alvo seja maior perante ao produto, não hesite em fazer ações inteiramente focadas nele, como possíveis degustações e a montagem de um PDV criativo.
2 – Café
Por também ser uma bebida mais tradicional, é importante que você ofereça o café de maneiras diferentes e atrativas em seu negócio.
Pense em ações e campanhas que podem apelar para o público-alvo que você quer atingir, e considere utilizar ações que fujam do comum, como o uso do marketing sensorial.
Uma boa ideia é formar combos com produtos que permitam que os clientes provem mais de um tipo de item relacionado com café, como o Café L’or Torrado e Moído Mogiana e a Bala Pocket Café.
3 – Whisky
O whisky está sempre ligado a aspectos como elegância e classe. Portanto, assegure-se de passar isso aos seus clientes.
Ofereça produtos como o Whisky Black&White, de modo que seus consumidores sintam que não estarão comprando somente a bebida em si, mas toda uma experiência que só será possível com o consumo desse destilado.
4 – Rum
O rum faz parte da receita de diversos drinks famosos, como a Cuba Libre, e é importante que o seu cliente saiba disso. Afinal, com informações valiosas, ele verá uma utilidade muito maior para aquele produto, e já conseguirá se imaginar degustando a bebida.
Que tal oferecer um ebook ou um livreto com algumas receitas dos drinks mais populares do momento? A grande sacada para a venda aqui estaria no fato de que todas as receitas levariam um produto em comum: o Rum Zacapa Centenario XO, por exemplo.
5 – Tequila
Por conta de seu processo de fermentação, a tequila é a queridinha de muitos experts em destilados, e você pode utilizá-la para direcionar muito bem as ações e os planejamentos sobre produtos como a Altos Reposado Tequila Mexicana.
Foque em atingir um público específico e estude seus hábitos de consumo para realizar ações que sejam eficazes o suficiente.
Aproveite tudo o que o mercado de bebidas pode oferecer para o seu negócio, e esteja sempre atento ao que acontece nas tendências do setor, no Brasil e no mundo afora!